06/10/2011

Pão Bacharel sem glúten

Resolvi dar esse nome para o pão porque o mesmo foi criado por minhas colegas da faculdade - Juliana, Cristiane, Sandra, Edna, Erika, Cintia e Tatiana - (elas estão em meu Facebook mas eu sinto muitas saudades!!!) e eu, como trabalho de uma matéria.
O pão fez sucesso, ficou delicioso e eu resolvi compartilhar com vocês (com algumas pequenas alterações que fiz ao longo dos 2 anos que se passaram)

Ingredientes:
400g de batata doce ou inhame ou cará ou abóbora cozidos
350g de amido de milho
350g de polvilho azedo
20g de fermento para pão (eu costumo fazer sem fermento)
3 ovos
1/4 xíc de óleo de coco (ou MCT (TCM) que é ólho de coco refinado e não deixa o pão com gosto de coco)
1/4 xíc de óleo (canola, soja ou milho)
1 col sobremesa de açúcar (eu não costumo usar porque não uso o fermento)
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de linhaça moída
ervas secas a gosto (orégano, manjercão...)

*se quiser, coloque ainda gergelim, semente de linhaça ou semente de girassol na massa ou por cima do pão pronto, para enfeitar

Modo de preparo:
Se resolver usar o fermento, dissovê-lo no açúcar, acrescentar o sal, os ovos batidos, os óleos e a batata (ou abóbora ou inhame ou cará) morna amassada. Misturar bem e acrescentar aos poucos o polvilho, depois o amido, as ervas e a linhaça moída. Amassar até que a massa esteja lisa (não precisa sovar).
Deixe "descansando" por 10 minutos e coloque em uma forma untada com amido de milho.
Geralmente ele demora uns 35 minutos para ficar pronto.

Eu costumo aquecer na frigideira (sem óleo) para comer e nem uso nada para passar no pão porque ele fica bem saboroso.

Bom apetite!